Calendário do IRS em 2020: todas as datas e prazos a não perder

A saga do IRS está prestes a começar. O que muda? Para já, nada. As datas para os contribuintes cumprirem as suas obrigações fiscais mantêm-se, pelo que é chegado o momento de preparar a entrega da declaração em 2020, referente aos rendimentos de 2019. Eis o calendário fiscal com as principais datas do IRS para este ano.

Comunicar agregado familiar

  • Até 15 de fevereiro: atualização dos dados relativos à composição do agregado familiar e outros elementos pessoais relevantes, em caso de mudanças em 2019 como casamento, nascimento de filhos, divórcio, morte de cônjuge, mudança de residência, alterações à guarda conjunta ou filhos que deixaram de ser considerados dependentes.

Validar faturas

  • Até 25 de fevereiro: prazo para consultar e as validar faturas no Portal das Finanças. À semelhança dos anos anteriores, é preciso ir ao e-fatura para fazê-lo.

Reclamar faturas

  • Até 15 de março: serão disponibilizados os valores das deduções, com base nas faturas comunicadas e validadas e outras, tais como juros de crédito à habitação, rendas de casas, taxas moderadoras, por exemplo.
  • Depois de verificares os valores, e se detetares erros, tens entre 15 e 31 de março para reclamar estas despesas no e-fatura.

Entrega do IRS

  • De 1 abril até 30 de junho: período para entrega da declaração de IRS, referente aos rendimentos de 2019.

Reembolso

  • Até 31 de julho: termina o prazo para receber o reembolso, desde que a declaração tenha sido entregue dentro dos prazos previstos.

Pagamento de IRS

  • Até 31 de agosto: pagamento do IRS devido pelos contribuintes ao Estado, sob pena de multa.

Escrito por: idealista.pt

Janeiro 20, 2020

Fiscalidade

Artigos Relacionados

9 dicas para poupar na mudança de casa

9 dicas para poupar na mudança de casa

9 dicas para poupar na mudança de casaMudar de casa pode ter tanto de excitante como de assustador. Seja porque se vai mudar de emprego, estudar para outra cidade ou simplesmente iniciar uma nova vida, a mudança de lar pode revelar-se exigente, stressante, confusa e...

Empréstimos para a compra de casa voltam a acelerar

Empréstimos para a compra de casa voltam a acelerar

Empréstimos para a compra de casa voltam a acelerar ​No verão de 2018, o Banco de Portugal meteu um "travão" na concessão de crédito à habitação, por motivos prudenciais quanto à saúde financeira das famílias e à economia do país. Mas os bancos decidiram, outra vez,...

comece já a procurar a sua casa de sonho!

Share This