Seis características que prometem melhorar a qualidade de vida do local de trabalho

Escritório feliz, trabalhador feliz. O local de trabalho é o sítio onde passamos mais tempo diariamente. Mas será que lhe prestamos a devida atenção? Um estudo recente da consultora Gartner revela que os trabalhadores que se sentem satisfeitos com o seu espaço de trabalho são 16% mais produtivos e têm 18% mais possibilidades de permanecer na empresa. Deixamos-te, por isso, 6 características essenciais para um escritório mais feliz.

A Pipedrive, líder no mercado de CRM orientado para o setor de vendas, apresenta alguns fatores habitualmente associados a um espaço de trabalho descontraído e mais produtivo, que agora reproduzimos.

Sentir-se em casa

“Um espaço onde os trabalhadores se sintam em casa, em que possam escolher o sítio onde se sentem mais confortáveis a trabalhar pode contribuir para uma maior liberdade de movimento e, consequentemente, uma melhor capacidade de mudança”, refere a empresa, em comunicado. Seja em secretárias, em sofás ao lado da copa, ou mesmo nos puffs espalhados pelas salas, existem muitas possibilidades que podem ajudar os colaboradores a sentirem-se em casa.

Salas adaptáveis às necessidades

A possibilidade de escolher o nosso local de trabalho consoante as necessidades da equipa ajudam a uma melhor adaptação e, consequentemente, a um aumento da felicidade no trabalho. “Se cada equipa tiver a sua própria sala e puder organizá-la consoante o número de elementos ou necessidades da mesma, é possível organizar o espaço e gerir o tempo entre as reuniões dinâmicas e a concentração necessária para focar em um projeto importante”, lê-se ainda.

Zonas comuns e espaços de lazer

Os trabalhadores valorizam zonas comuns com muito espaço e com condições para as necessárias pausas ou mesmo para descontrair com os colegas. Ter uma copa com bastante espaço para as refeições pode ser benéfico e aumentar a satisfação no local de trabalho. A existência de locais de relaxamento ou de espaços extra de diversão poderá ajudar os colaboradores a relaxar e, ao mesmo tempo, “a utilizar esse tempo para analisar a melhor forma de resolver um determinado problema ou situação”.

Apostar na luz natural

Além das condições internas do escritório, é importante apostar na qualidade do ambiente natural exterior. Estudos recentes revelam que a exposição das pessoas à luz natural contribuiu para uma melhor disposição e energia.

Espaço ergonómico no local de trabalho

A saúde dos trabalhadores deve ser uma preocupação fundamental. É por isso importante adaptar todo o mobiliário e as condições do local de trabalho tendo em conta a melhoria da vida do trabalhador.

Um escritório mais sustentável

“Uma empresa que implemente medidas amigas do meio ambiente pode contribuir para uma maior identificação dos colaboradores e, como consequência, garantir a sua lealdade à empresa”, refere a Pipedrive.

Escrito por: idealista.pt

Janeiro 17, 2020

Escritório

Artigos Relacionados

9 dicas para poupar na mudança de casa

9 dicas para poupar na mudança de casa

9 dicas para poupar na mudança de casaMudar de casa pode ter tanto de excitante como de assustador. Seja porque se vai mudar de emprego, estudar para outra cidade ou simplesmente iniciar uma nova vida, a mudança de lar pode revelar-se exigente, stressante, confusa e...

Calendário do IRS em 2020: todas as datas e prazos a não perder

Calendário do IRS em 2020: todas as datas e prazos a não perder

Calendário do IRS em 2020: todas as datas e prazos a não perderA saga do IRS está prestes a começar. O que muda? Para já, nada. As datas para os contribuintes cumprirem as suas obrigações fiscais mantêm-se, pelo que é chegado o momento de preparar a entrega da...

Empréstimos para a compra de casa voltam a acelerar

Empréstimos para a compra de casa voltam a acelerar

Empréstimos para a compra de casa voltam a acelerar ​No verão de 2018, o Banco de Portugal meteu um "travão" na concessão de crédito à habitação, por motivos prudenciais quanto à saúde financeira das famílias e à economia do país. Mas os bancos decidiram, outra vez,...

comece já a procurar a sua casa de sonho!

Share This